sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Independência e voto!



O que foi o Sufrágio Feminino Lindsei?

"O movimento pelo sufrágio feminino é um movimento social, político e econômico de reforma, com o objetivo de estender o sufrágio (o direito de votar) às mulheres. Participam do sufrágio feminino, mulheres ou homens, denominados sufragistas." Made in Wikipédia

    Estava eu conversando com minha querida sogra sobre antiguidades (que eu amo!) e ela me mostra o título de eleitor da avó dela... Isso mesmo, da avó! E qual a minha surpresa ao ver que é de 1932?! O fatídico ano no qual o então presidente gaúcho tchê Getúlio Vargas promulgou através do Decreto nº. 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, o direito de voto às mulheres.
   É difícil de explicar o quão feliz eu fiquei ao ter em minhas mãos um dos primeiros títulos femininos do país. Um pequeno pedaço de papel que significou tanto! Muitas mulheres para conseguir esse direito que hoje é tão banal e que muitas desprezam, sofreram, lutaram e foram às ruas, sem medo das consequências!
   Hoje, menos de oitenta anos depois, temos empresárias, trabalhadoras, mestres de obras e até presidentes mulheres. Todas com os mesmos direitos, e o mesmo encanto de ser, acima de tudo,  mulher. E é por isso que todas nós devemos dar valor ao que conseguimos ao longo do tempo! Pois em muitos outros lugares ao redor do mundo, a mulher ainda é tratada como um objeto, uma propriedade que pode ser usada ou descartada a hora que necessário.
  A luta continua, somos mulheres, e não desistimos nunca!

Voltaremos!

3 Coments:

Nane disse...

Ahh!! Que bom!!
Voltou e voltou com força total! ;)

Acho que eu chegaria a lacrimejar se tivesse em mão algo do gênero! Uma conquista que foi imensa para nós e por outro angulo, tão tardia. Mas o que importa mesmo é que nada parou por ai, nem parará por aqui!

Annah Mello disse...

Amei seu blog! Como ele tá lindo assim, todo Vintage!

Fernanda Ramos Gonçalves disse...

Muito bacana! Adorei o texto!

Beeeeeeijos lind!

Postar um comentário

 

Coisa de Lindsei Design by Insight © 2009